• Twitter
  • Facebook
  • Google+

Não sei se estou dando “sorte” ao pegar livros que me prendem e me encantam. Que me fazem virar a noite. Que me conectam de tal maneira com suas histórias que fica impossível largar aquelas páginas e aquelas personagens até que eu chegue ao desfecho da trama. Não sei. São emoções que, volta e meia, me pegam desprevenida – mesmo sabendo que tenho que acordar cedo no dia seguinte ou que preciso estar com a mente “relaxada” para um longo dia de trabalho.

8 Segundos é o terceiro livro da autora Camila Moreira, revelação da rede literária Wattpad, e foi publicado pela Suma de Letras em abril. O hook do livro já havia feito com que a minha curiosidade se acendesse – “Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer” -, uma vez que eu adoro livros com cenários rústicos, naturais, que trazem um cowboy sexy, inteligente e determinado, leia-se com pegada, no plot. Contudo, para aqueles que pensam que se trata de apenas mais um livro erótico e de modinha, podem tirar os cavalinhos da chuva. Camila Moreira foi uma das grandes surpresas de 2014 e mostra, mais uma vez, a que veio. E não foi para brincar.

20150603_203947

Pietra Alcântara é a típica filhinha de papai, linda e loira. Desde que sua mãe falecera, seu pai, sem saber como lidar com a menina, dera tudo o que poderia, fisicamente, para a mesma. Sempre tendo suas vontades atendidas, Pietra se vê, pela primeira vez em muitos anos, contrariada pelo próprio pai, que consciente do mal que fez à filha nesses anos de afastamento emocional que a transformaram em uma pessoa extremamente materialista e fútil, em uma última e desesperada tentativa de acertar as coisas, a obriga a passar um tempinho na Fazenda da família.

Lucas Vitor é o médico veterinário da Fazenda Girassol, um homem simples, que sabe o que quer e sonha se tornar um reconhecido campeão de rodeios do país. Seu encontro com a mimada filha de seu patrão é um dos momentos mais divertidos do livro. Pietra, ou Cristal como ele passa a chamá-la, o trata mal por achar que ele é apenas mais um “roceiro“, fazendo com que a cara da menina vá ao chão ao descobrir quem ele é. Óbvio que ela só poderia se sentir desafiada a conquistar aquele Doutor gostoso e grosseirão. Afinal, como ela mesma afirma, está sempre acostumada a ter o que quer.

Pulsante e latente, a atração física entre eles é imediata, como acontece na maioria dos romances eróticos ou mais calientes. No entanto, o que começa como uma caçada entre a gata e o rato, acaba se transformando em algo muito maior. O plano de perturbar o rapaz acaba saindo pela culatra quando ela se percebe envolvida e enfeitiçada por aquele peão firme e, ao mesmo tempo, cuidadoso. Pietra descobrirá que ela e Lucas têm muito mais em comum do que poderia, sequer, prever. Suas famílias estão diretamente envolvidas em seu passado, podendo ser o calcanhar de Aquiles dessa relação.

20150603_204404

Como não gostar de Mari, prima de Lucas que se tornou uma grande amiga para a transformada Pietra e, até mesmo, de Henrique, essencial para que o casal principal deixasse o orgulho de lado e finalmente desse o braço a torcer?

8 Segundos traz personagens bastante verossímeis, que passam por situações dolorosas e que acabam por moldar quem eles são. Lucas perdera os pais em um acidente de carro, fora criado por seu tio Santiago, também funcionário da Fazenda. Já Pietra, ao perder a mãe por uma doença misteriosa, perdeu também seu pai. Ambos acabaram precisando de uma válvula de escape para superar a dor. Ambos acabaram se fechando em seus mundos, de maneira proveitosa ou não, numa tentativa de esconder seus verdadeiros sentimentos.

Lucas e Pietra, duas aparentes antíteses, têm seus mundos bagunçados ao se apaixonarem, ao se descobrirem e, especialmente, ao precisarem perdoar e superar um passado que impactou na vida deles… se quiserem mesmo ficar juntos.

20150603_204239

De escrita simples e narrado a partir do ponto de vista das duas personagens, 8 Segundos é extremamente viciante, do tipo de leitura que você só consegue se desligar quando chega ao final. A forma com que Camila moldou as personagens, desenvolveu a história dos dois, ligando fatos passados, transformando a personalidade de Pietra, amansando o coração de Lucas, e nos presenteando com um plot twist de fazer partir o coração foi impressionante. Eu mesma esperava que fosse mais um New Adult caliente e me peguei totalmente envolvida e apaixonada pela trama.

8 Segundos é um livro sensual na medida certa, equilibrando muito bem o romance fofo, que faz o coração acelerar, e a vida real, onde nem tudo são flores, onde paixão e perdão devem caminhar lado a lado para que se possa experimentar a plenitude e o gozo do amor verdadeiro, que supera tudo, que transforma duas vidas em uma só.

 

6 Answers

  1. Nardonio Nardonio
    15/06/2015 at 20:56

    Oi, Nica! Dando uma lida bem superficial pela sinopse e na resenha, fiquei com a sensação de ser um daquelas tramas extremamente batidas. Mas, quando a narrativa nos prende, não tem como não se interessar. Pelo que vi, a escrita da Camila é tão envolvente que acabou te prendendo madrugada a fora. kkkkkk Anotei a dica e, se tiver oportunidade, dou uma lida.

    @_Dom_Dom

    1. Mônica Quintelas Mônica Quintelas
      16/06/2015 at 12:28

      Oie Dom!
      O romance é um pouco “clichê” sim, mas as personagens nos cativam e nos envolvem. Há tempos que não me pegava assim rs
      Beijos
      Nica

  2. Natalia Eiras
    07/06/2015 at 18:22

    Eu li recentemente um livro com o enredo bem parecido com esse livro, e fiquei meio decepcionada. Não tenho paciência para personagens mimadas. Mas confesso que estou curiosa com esse livro, e sua resenha não me desanimou. Por isso, pretendo ler em breve esse livro (assim que você liberar o resultado do top comentarista! Hahahahahaha)

    Gosto de livros com essa pegada e já estou gostando desse veterinário gostosão. kkkk

    1. Mônica Quintelas Mônica Quintelas
      16/06/2015 at 12:27

      Hahahahahahaha
      Adorei a última frase e acho que vc vai adorar esse veterinário, Naty! 😉
      É um romance “clichê”, em certos pontos, mas as personagens e suas histórias nos conquistam!
      Beijos
      Nica

  3. Déborah Araújo
    04/06/2015 at 12:39

    Nica, eu também pensava que 8 segundos fosse mais um livro com pegada caliente fico feliz de ver que não é bem assim.
    Eu ganhei esse livro, mas ele ainda não chegou aqui.
    Espero que chegue logo porque estou louca para lê-lo.

    1. Mônica Quintelas Mônica Quintelas
      16/06/2015 at 12:25

      Oie Déh!
      Ele tem pegada caliente, mas não é só isso.
      A Camila conseguiu criar uma história bem interessante, que mostra como a vida pode mudar as pessoas, para o bem ou para o mal.
      Depois me diz o que achou! =)
      Beijos
      Nica

Leave a Reply

Your email address will not be published.
Required fields are marked *