A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+

Esse é aquele tipo de livro que já te convida a lê-lo pela capa. Acredito que todos nós leitores ao nos depararmos com esse título logo somos convidados a ler a sinopse e assim ficamos instigados a saber mais.

O clima de mistério já se faz presente nas primeiras páginas. Jannon é uma figura, engraçado e precisa de um emprego, quando conhece a Livraria 24 horas nos surpreendemos junto com ele. A livraria do Mr Penumbra, não é qualquer livraria, ela é diferente, antiga, um lugar que ao adentrar-nos passa a impressão que a fantasia pode se tornar realidade.

Mr Penumbra é um senhor muito fofo, como não se encantar pelo seu jeitinho misterioso? Mas o que vai chamar a atenção são os clientes estranhos que visitam a livraria de madrugada e ficam nos cantos lendo livros em códigos. Nosso protagonista que de bobo não tem nada, vai querer saber mais sobre esses livros, mesmo não podendo, e assim mergulhamos mais fundo na história.

Para ser sincera o livro consegue nos envolver mais nas primeiras cem páginas, a medida que a tecnologia vai adentrando a história, essa vai se tornando um pouco mais complexa. Assim, um questionamento e reflexão sobre a tecnologia e o tradicional vão tomando conta dessa aventura criada por Sloan.

Algo que também é abordado é o futuro dos livros físicos, se o e-book irá mesmo substituir ou não, no livro senti que o autor quis dar a sensação que os e-books dominariam mais. Mas todos sabem que existe espaço para as duas formas, sempre haverá amantes dos livros físicos e dos e-books, elas podem não conviver totalmente em harmonia, porém cada um tem sua vantagem e desvantagem e há público para ambos.

Há um misto de grupo secreto, códigos, conspiração, segredos, que dão um ritmo e um toque de aventura a obra. Isso nos instiga, e o mistério maior que permeia toda a história deixa o leitor curioso para saber a verdade, como será revelado e qual a resposta para um dos maiores questionamentos da humanidade.

Ao final, a resposta para isso tudo nos deixa perplexo, durante a leitura criei mil teorias diferentes e quando o autor revelou a verdade cheguei a pensar “era isso o tempo todo?”. É algo mais simples do que parece ser, mas com muito fundamento. Por um lado nos deixa decepcionados, pois Sloan criou uma fantasia que realmente nos faz mergulhar em suas palavras, entretanto no desfecho ele coloca algo bem simples. Acredito que todos os leitores esperavam algo fantástico, que nos deixassem sem palavras, mas foi tão singelo.

Isso pode ser visto como algo positivo e negativo. Positivo por ser algo possível e pés no chão, e negativo porque sempre esperamos que ao autor nos surpreenda muito com o final. Até ficamos surpresos, mas nem tanto. Recomendo o livro para quem quer ler algo diferente, um livro de ficção com bons toques de realidade e fantasia, colocando ambos em harmonia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.
Required fields are marked *