Bienal do Livro 2013 – Eu fui!

Olá Galerinha!!!!!!!!!!!!

Que saudade que eu estava de papear com vocês!!!!!!!!!!!! A vida anda uma correria só e o meu tempo, reduzido. Calma! Não vou abandonar vocês e espero que vocês também não me abandonem! Precisamos de vocês, do carinho de vocês, para continuar com o Drafts, que não é só meu (Nica), mas de todos vocês, meus leitores! =)

3407123-945731-cute-puppy-and-kitten-hugging-each-other1-300x296

O post de hoje é pra falar da maior feira de literatura do país e do Rio, a Bienal do Livro!!!

Esse ano, a Bienal aconteceu do dia 29 de agosto ao dia 08 de setembro e, por ser no Rio, minha cidade querida, pude estar presente em mais dias (cinco!!!!! *-*) do que na de SP. Como eu gosto de falar demais, preparei um vídeo (ele também estará no final do post, ok?) para vocês falando sobre o evento em si, seus pontos positivos e negativos, bem como mostrando os livros que ganhei e comprei! Não ficou tão grande, se comparado ao vídeo do ano passado, onde eu só tinha ido um dia. 😉

Mas, não consegui colocar / falar tudo no vídeo – ou o mesmo teria duração de uma hora, no mínimo -, então resolvi escrever um pouquinho aqui no blog também. Vamos lá?

A Bienal começou dia 29 de agosto, mas não tive como ir. Além do trabalho, era o dia em que minha gêmea de coração, a Dai, do No Universo da Literatura, chegava aqui no Rio. Eu e meu marido fomos buscá-la no aeroporto e depois saímos para comer algo. Foi a primeira vez em dois anos que nos vimos. Amei conhecer a Dai pessoalmente. Ela se faz de durona sabe, mas tem um coração lindo e é uma grande amiga.

Dia 30, combinei com a Jujuba, do Diário de uma leitora compulsiva e professora de inglês na minha escola, e com a Debs, outra professora lá da escola, de irmos todas juntas, com a Dai também, para a Bienal após o treinamento que teríamos naquele dia. Lá pelas 17h, encontramos com a Luara, do Estante Vertical, na porta do meu prédio e fomos todas juntas, ao som de Britney Spears e Christina Aguilera rumo ao RioCentro.

*Momento pausa para explicações*
Na semana da Bienal, eu andei desenterrando uns cds, cheguei até a colocar a foto no instagram. Comentei com as meninas e, como fãs que todas éramos das duas e das boy bands do início dos anos 2000, resolvemos ir soltando a voz no caminho. Sem contar que a Jubs cantou uma especialmente para alguém, né?! “I’m not a girl, not yet a woman…” risos

Chegamos no RioCentro por volta das 19h e fomos correndo aproveitar as promoções da Intrínseca. Havíamos decidido que sexta seria o dia das comprinhas! hehehe Nesse dia, não encontramos muitas pessoas, só alguns autores. Saímos de lá com as mãos cheias de compras e super felizes pelo nosso dia.

Já no sábado, dia 31, eu tinha que dar aula e as meninas (Dai e Luara) foram comigo pra escola, pra sairmos direto de lá quando eu terminasse. Tínhamos combinado um super piquenique com alguns amigos blogueiros, nada grande, uma confraternização para nos conhecermos e falarmos sobre aquilo que mais amamos: livros. =)

Infelizmente, acabamos chegando tarde por conta do trânsito e o piquenique teve que ser meio rapidinho, pois a galera queria pegar os autógrafos do Nicholas Sparks (que deu a maior confusão, falo sobre isso no vídeo), do Mathew Quick (autor de O Lado Bom da Vida) e da Emily Giffin. Mas, o tempo que passamos juntos foi legal e deu para nos conhecermos pessoalmente! Adorei!!!

O resto do sábado correu tranquilo, mas foi bem cansativo. Decidimos que iríamos em nossas editoras parceiras e tentaríamos participar de alguns eventos. Conseguimos o primeiro, mas não o segundo. A feira estava mega cheia, entupida de gente, por conta dos autógrafos. Só começou a melhorar lá pras 18h, quando já estávamos mortas com farofa!!! hehehe

Não posso deixar de citar alguns blogueiros e leitores que finalmente conheci na Bienal. Fiquei MUITO feliz em poder falar pessoalmente com a Juliana Sutti do Livros e Blá Blá Blá, com a  do Ler e Almejar, com a Ceile do Este já li, com a Jeh Asato do Di Moça; assim como as leitoras Tati Tonks e Laura Zardo. Todas umas fofas e super queridas!

Foi um fim de semana bem legal, onde pude conhecer melhor a Dai e a Luara, outros blogueiros que já admirava e falava bem como os meus leitores queridos! Foi um fim de semana intenso, cansativo, mas MUITO BOM!!!!!!!! Amei cada hora, cada minuto, cada segundo!

Já no dia 03 de setembro, pretendia chegar por volta das 17h na Bienal, mas peguei um trânsito daqueles de Laranjeiras para a Barra e acabei chegando lá pras 19h. O bom é que meu marido foi comigo e a feira estava tão tranquila que ele nem reclamou de ficar pulando de stand em stand comigo. Nesse dia, encontrei com a Janaína Rico e com a Vanessa de Cássia na Editora Modo.Duas queridas. Comprei Cartas para um Pai (que já li e me emocionei demais) e Batom Vermelho (que pretendo ler MUITO em breve!).

Além delas duas, encontrei com a Graciela Mayrink e pude pegar meu exemplar de Até Eu Te Encontrar autografado na Novo Conceito. A Graci tava muito alegre e radiante. Fiquei mega emocionada e feliz por ela. A moça estava na batalha por uma editora que acreditasse no seu potencial havia dois anos já! Parabéns e muito sucesso na nova casa, linda!

Já no segundo fim de semana, fui com meu marido e alguns amigos (não blogueiros). Parece até mentira, mas o trânsito estava complicado e o estacionamento LOTADO. Meu marido não tem muita paciência pra lugares assim e fica logo irritado. Eu entendo. Eu sou a viciada em livros né, não ele! rsrsrs

Acabamos ficando pouco tempo. Encontrei a nova resenhista aqui do blog, a Lari, sua irmã Letícia e o querido amigo Pedro, do blog Inspirados. Demos uma volta na Bienal, batemos um papo e tiramos fotos! Alíás, nesse dia, finalmente pude conhecer a DIVA Laura Conrado!!! Nossa, estava ficando triste em pensar que não ia conhecer uma das autoras que mais admiro na literatura nacional!

No dia seguinte, no domingo, eu nem pretendia ir, estava cansada do fim de semana, mas ao mesmo tempo, estava triste porque não sentia que havia aproveitado tuuuudo o que podia e queria da Bienal. Graças à minha amiga Josi que foi me fazer companhia, o dia acabou sendo bem legal e pude dar a última olhada na feira. Não consegui comprar muita coisa, é verdade. Mas, finalmente, consegui encontrar alguns blogueiros queridos, entre eles a Juliana Souza do Surtos da Juleka, a Camila Leite do Sonhos entre Pontinhos, a Renata do Escuta Essa, a Jaqueline do Meus Livros, Meu Mundo e a Mariana Mortani do Magia Literária – sempre acompanhada da sua querida e fofa mãe Thatiana! Ou seja, fechei a Bienal com chave de ouro, apesar de não ter conseguido comprar o que queria ou conhecer / rever todos os meus leitores, blogueiros e autores queridos!

Aliás, queria agradecer o carinho de alguns autores comigo! Muito obrigada Felipe ColbertLycia BarrosRicardo ValverdeAdriana BrazilSamanta HoltzTammy LucianoCarol Sabar, Carol MunhózRapahel DracconAna Macedo e todos os outros que pude encontrar e reencontrar nessa nossa FESTA linda!!! Fiquei muito feliz em sentir que meu trabalho é visto e reconhecido. =)

*Além do vídeo, eu tirei algumas fotinhos durante a feira… Criei um álbum na página do Drafts no Facebook. Quem quiser conferir, basta clicar aqui!!!! =)

Sobre o autor

Mônica Quintelas
Mônica Quintelas

Nica tem 32 anos, é mãe do Davi <3, empresária, esposa e blogueira por paixão. Nasceu na Cidade Maravilhosa, no bairro das Laranjeiras. É viciada em café e livros. Tem quase um zoológico em casa: a dash Amora e o pastor alemão Hunter, as calopsitas Bob e Belinha, e um aquário marinho - o hobby do maridão. Adora ouvir música, dançar, cozinhar, sair com os amigos, e assistir vídeos no Youtube! Acredita em Deus e seu maior sonho hoje é levar o Davi à terra natal de seus avós, Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses marcadores HTML e seus atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2011-2015. Desenvolvido por String - Tecnologia e Web.