Como dizer que ama sem usar as palavras “Eu te amo”

O título do post hoje é um pouco longo e traz uma grande questão: como dizer que ama alguém sem usar as palavras “Eu te amo”?

Não é de hoje que a palavra “Eu te amo” se tornou um pouco frágil e genérica. Temos medo de ouvi-las e temos medo de oferecê-la. Dizer se tornou algo como assinar um contrato. Não é à toa que outras simbologias para dizer “eu te amo” se tornaram famosas.

 

a-culpa-diferencas-08

Precisamos dizer que amamos alguém, porque viver é sentir e saber. Há dias que eu sei que amo alguém, mas não consigo sentir isso, seja porque essa pessoa me magoou ou porque acordei de mau humor. Mas eu sei. E saber é o que importa naquele momento. É isso que te faz atravessar o momento ruim e persistir no amor. Uma regra que passei a levar comigo é: sempre tome uma decisão 48 horas depois.

Há outros momentos que eu não sei se amo alguém, mas sinto que sim. Talvez por uma fração de tempo eu sinta algo tão grandioso quanto o amor, mas que não seria justo falar que é amor sem o devido tempo. É nesse ponto que vacilamos no “Eu Te Amo”. Você conhece alguém legal, sente algo incrível e diz que é amor. No dia seguinte, acorda como se tivesse feito um acordo na encruzilhada, se sente culpado, confuso e pensando em “como rescindir esse contrato?”. E, ao fazer isso, o outro lado se sente enganado, destruído e sem chão.

Quem é o culpado?

Não há culpados. Temos que saber o que falar e como interpretar o que ouvimos. Amor nunca será palavras. Amor sempre será ações, será tempo, será lealdade e diversos outros sentimentos que forma um conjunto saudável desse sentimento. Alguns dizem que amor é “um mar calmo” e talvez seja mesmo, mas quando é um mar calmo que sabemos apreciar, se torna tão rico de aprendizado, riquezas e prazer que fica melhor que a paixão. E por que então paixão é associado como algo mais intenso que amor? Um mar calmo que a gente não sai do lugar não serve de nada. Estagnação faz bem para ninguém, e geralmente é no período da paixão que nos sentimos mais propensos a ter iniciativas.

Qual é o segredo para dizer que se ama alguém sem usar as palavras “eu te amo”?

Se o que existe entre nós é verdadeiro
bastamos para escrever essa história
porque das poucas coisas que não posso viver sem
nossa história sempre crescente é uma delas. – História

Cada pessoa é um mundo, um universo, uma história viva. E precisamos aprender respeitar isso. Quanto mais você conhecer essa história e esse mundo, mais próximo você estará mais perto de saber como dizer que ama alguém sem usar as palavras que todo mundo usa.

Seja diferente. Faça diferente.

Se sentir bem com alguém é diferente de você se sentir em sintonia com ela… e isso faz toda a diferença.

Aprender sobre os gostos mais simples e os lugares favoritos de alguém – e trabalhar isso ao ponto de criar um instante incrível – é uma das formas de dizer o quanto se ama.

É necessário prestar atenção, colher informações e ter empatia. Se você vai na pizzaria terá um momento agradável, mas se você entende o ambiente que faz sentido para a pessoa que você ama, onde ela gosta de ir, mas não costuma ir, se você que é do presente consegue fazer essa ponte entre o passado e o futuro, irá cumprir o objetivo de forma extraordinária, não vai só criar um bom momento, vai criar um momento significativo.

 

“Sei palavras para te conquistar
mas não quero brincar de “siga o mestre”
a alta energia contida nessas superficialidades
destrói o que temos
em rápidas explosões violentas.” – Explodir

Algumas pessoas gostam de ganhar livros de presente, e geralmente pessoas assim sempre estão empolgadas com algum lançamento. Nesse caso é muito fácil presentear e fazer a pessoa feliz, seria um exemplo perfeito de “bom momento”. Mas se você prestar atenção na pessoa vai descobrir algum título que ela ama muito, mas que por algum motivo não comprou ou permanece oculto em seu subconsciente, e ao presentear com esse livro o seu presente será maior que apenas o “livro”.

Sempre tenha isso em mente: momento bom x momento significativo. E mais, um momento significativo não significa gastar muito.

Porquês
Vários motivos para dizer sim
deixando de lado o simples “não”
evitando de mergulhar
por medo, do que vai ser, quando voltar.

Por que ir até o fim do poço
se podemos ir ao fundo do mar?

Por que sonhar com Londres
se podemos ir no parquinho da esquina?

Por que esperar uma data especial para presentear
se em qualquer momento podemos sorrir?

Por que deixar de amar
se o machucado vai vir mesmo sem tentar?

Se eu tivesse seus porquês
poderíamos brincar de teorias platônicas
experimentar todos os lugares
curar todos os sonhos
e criar, apenas criar.

 

* As poesias desse texto foram retiradas do livro “No Encontro de Uma Constante“.

Sobre o autor

Bruno Luiz Mattos Oliveira
Bruno Luiz Mattos Oliveira

Nasceu em 1990 e mora em Cariacica (ES). É empreendedor, técnico em informática, formado em Sistemas de Informações e autor do livro No Encontro de Uma Constante. Não dispensa um bom rock.

11 comentários

Deixe um comentário =)
  • Amei casa pedacinho desse texto seu Bruno…Vou já pesquisar seu livro…poesia, posso dizer que amo poesia…!!! Obrigado por esse texto maravilhoso!

  • texto muito legal ! Acho que as pessoas não é que não tem coragem de falar ” Eu te amo “” e sim ter vergonha porque acham que é uma coisa melosa e tal ★♣

  • Acho que, atualmente, o “Eu te Amo” está tão comum, tão sem significado, que muitas vezes é melhor nem ouvir, ou se ouvir, não acreditar. kkkkkkk
    O grande problemas das pessoas é complicar as coisas que deveriam ser simples, e essa última poesia mostra o “caminho das pedras”. Enfim, mais um post massa e bem reflexivo, Bruno!

    @_Dom_Dom

  • Bruno, que texto bonito.
    Acho que “Eu te amo” está muito banalizado hoje em dia parece um olá.
    Acredito que com pequenos gestos e as vezes até mesmo olhares você pode expressar como a pessoa é importante para você.

    • Obrigado pelo elogio Déborah. O problema que hoje é dificil saber o que é de fato estão sentindo por nós e é como você disse: em terra de “eu te amo” um bom olhar é ouro.

    • Tem uma frase que diz “se misture com gente mais inteligente que voce” com certeza ter você por perto faz eu melhorar cada dia mais. Obrigado \o/

      Não sei se disse, mas pode dizer de novo, bom que não esqueço hehe

    • Obrigadooooooooooo
      é dificil falar sobre Amor, mas temos que tentar.

      Essa poesia é muito especial para mim e fico feliz que tenha gostado \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses marcadores HTML e seus atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2011-2015. Desenvolvido por String - Tecnologia e Web.