Ligeiramente Casados

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+

Ainda lembro do comentário do meu pai: “Você parece sua tia animada com esses livros!”… Mas, que mulher não ficaria animada para a leitura de um livro de época, aonde a honra vem antes do amor? Exagerada não é verdade?

foto 1

Ligeiramente Casados nos apresenta Eve, uma jovem que se tornou administradora da fazenda Solar Ringwood após a morte de seu pai. Sua vida é tranquila ao lado de seus dois filhos adotivos e os trabalhadores da propriedade, mas a notícia que Coronel Lorde Aidan Bedwyn pode mudar muitas coisas, como por exemplo perder o seu lar.

Aidan Bedwyn é um homem honrado, que sempre cumpriu com suas promessas, e não seria diferente ao ouvir as palavras de seu companheiro no campo de batalha. A questão é: até que ponto é necessário cumprir uma promessa?

foto 2

A autora nos apresenta uma história com dois personagens autoritários que desde o primeiro encontro deixam na mesa as diferenças de personalidade e universo e que mesmo um relacionamento de conveniência pode causar dores de cabeça. A realidade que são nessas dores de cabeça que conhecemos o lado afetuoso do Coronel Aidan e o amadurecendo de Eve diante da diferença de status social.

Mary Balogh soube conduzir a história do início ao fim. Ambientado em 1814, o detalhe acabou me empolgando e ao mesmo tempo me preocupando. Apresentar detalhes da época, como guerra e inimigos da Inglaterra, costumes, roupas e explicações da hierarquia social podem deixar a leitura enfadonha, mas com uma escrita delicada a autora se destacou e efetuou a missão com êxito.

foto 3

Apesar do livro ser focado no casal principal e nas suas diferenças de universo, fica mais claro tais diferenças quando a autora nos apresenta os personagens secundários. A forma que a sociedade enxerga todos aqueles que são diferentes e que são julgados por suas particularidades. A autora deixa claro a marginalização se compararmos essas particularidades com as que nós enfrentamos em nosso dia-a-dia, o que nos demonstra que desde 1804 não avançamos tanto assim. =/

Ligeiramente Casados é um livro que fala sobre honra, amor, mas acima de tudo solidariedade e responsabilidade com nossas promessas, mesmo que nossa própria história venha tomar um rumo diferente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.
Required fields are marked *