O que os Livros Fizeram por Mim?

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+

A convite desse maravilhoso Projeto – Beletristas -, que visa divulgar cada vez mais a leitura e a literatura, hoje venho aqui responder a pergunta da nossa primeira postagem coletiva…

Pergunta complicada essa, não é mesmo? Mas posso dizer que os livros fizeram muitas coisas por mim… Como assim? Bem, vamos começar do começo (olha a redundância aí, minha gente! risos)…

Desde pequena, sempre fui dada às Letras, aprendi a escrever bem cedo e minha brincadeira favorita era a de fingir ser professora – ai se minhas bonecas falassem. Minha mãe, vendo esse meu lado mais “intelectual“, começou a me incentivar – a mim e aos meus irmãos, na verdade – a ler quadrinhos. Sim! Adorava ler as revistinhas da Turma da Mônica. Passava horas lendo, relendo, imaginando e viajando.

O tempo foi passando, eu fui crescendo… e as revistinhas começaram a não ser mais tão atraentes assim. Pronto. Estava na hora de eu conhecer um livro de verdade.

*Eu tinha toda a coleção da Disney – Cinderela, Bela Adormecida, Branca de Neve, Pinóquio e etc -, mas considerava-os livros de fácil leitura, do mesmo nível dos quadrinhos. Por isso, e depois de ter lido e relido os mesmos milhões de vezes, minha mãe resolveu que estava na hora de eu ler algo mais “complexo”…*

Sendo assim, minha mãe me apresentou ao maravilhoso e extraordinário livro – que até hoje é um dos meus favoritos – Meu Pé de Laranja Lima, do José Mauro de Vasconcelos, que também era um de seus preferidos. Hoje, após o seu falecimento, esse livro se tornou ainda mais especial. Sabe aquele tipo de herança que não tem preço? Que é muito mais preciosa do que qualquer bem material desse mundo?

Então, o amor pelos livros foi a maior herança que minha mãe me deixou e que pretendo passar para as minhas futuras gerações.

20130125_1825031-225x300
O Original. O primeiro que eu li!

Daí em diante, apesar de ter enveredado por alguns outros caminhos profissionais, acabei parando na faculdade de Letras – Inglês / Literaturas, estudando duas coisas que eu amo: idiomas e literatura! Porém, você deve estar se perguntando,

“- Mas, afinal, o que os livros fizeram por você, Nica?”

Tudo. Foram eles que me fizeram amadurecer, ampliar meu conhecimento de mundo, melhorar minha criatividade, meu raciocínio, minha escrita, minha leitura. Eles se tornaram meu porto seguro e minha válvula de escape na hora da dor, quando aquela que mais me incentivava e apoiava a seguir meus sonhos e coração, partiu. Não fossem os livros e algumas pessoas essenciais e especiais, honestamente, não sei se estaria aqui hoje, escrevendo esse post para vocês…

Os livros me tornaram uma pessoa de mente mais aberta, fato. Mas, ao mesmo tempo, fizeram muito mais. Principalmente no final do ano de 2011, quando eu decidi criar um blog literário para compartilhar dessa minha paixão, os livros serviram para me ajudar a superar o turbilhão de mudanças pelas quais passava (saí de um emprego relativamente seguro e estável para me arriscar com meu marido em um grande e antigo sonho – que demorou e só agora está se tornando realidade).

E, quando se está passando por momentos assim, nada melhor do que fugir desse nosso mundo e se aventurar em outros, certo? Experimentar coisas que, no mundo real, jamais seriam possíveis.

Imaginar. Criar. Imaginar. Viajar. Imaginar. Sonhar.

Os livros me ajudaram profissionalmente e em toda a minha formação, mas eles fizeram muito mais. Me deram mundos novos, amigos dos mais variados lugares desse país e, por vezes, me deram esperanças para continuar.

E então,

O que os livros fizeram por você?

*Confira os outros blogs que estão participando do Projeto:

Revista Innovative 

Babi Lorentz

Letras e Folhas

Tagarelando

Café com Letras

Páginas Encantadas

Blog da Juh Claro

Ler Não Atrofia
Parafraseando Livros

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.
Required fields are marked *