Olympe de Gouges

Book

Olympe de Gouges - Em Montauban de 1748, nasce Marie Gouze, criada sob as convenções da França setecentista. Aos 18 anos, mãe e viúva, se vê livre para expressar suas ideias e adota o pseudônimo Olympe de Gouges. Anos depois se muda para Paris, onde participará ativamente da vida política e cultural. Fiel leitora de Rousseau, inspiradas pelas ideias libertárias da França pré-revolucionária, Olympe se dedica intensamente à escrita – atividade que levaria até os últimos dias de sua vida e que a causaria muitos problemas. Conquistou inimizades e escandalizou os mais conservadores, porém jamais deixou de defender seus ideais libertários. Em 1791, redigiu a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã, reivindicando a igualdade entre os sexos e o direito ao voto. Com muita beleza, esta graphic novel conta a trajetória de uma mulher que carimbou seu nome na história da Revolução Francesa. Dos consagrados quadrinistas José-Louis Bocquet e Catel Muller, a HQ retrata através de belos traços os incríveis cenários e personalidades da França do século XVIII.

Este é um dos livros mais incríveis que eu já li. Primeiro, por ser uma HQ, e envolver todo um trabalho artístico por trás da história. Depois, porque a história em si foi muito bem escrita, com uma fluidez de detalhes e de narrativa que prende o leitor, mesmo que o livro seja tão extenso. E, finalmente, porque a personagem principal do livro é uma boa mostra da força da mulher. Olympe de Gouges, que dá nome ao livro, é o pseudônimo de Marie Gouze. Ela foi uma escritora com um papel super importante na história da Revolução Francesa. Feminista e revolucionária, Olympe foi uma mulher que conseguia pensar além do seu tempo. Só que, eu nunca ia imaginar a história de uma feminista sendo contada em forma de história em quadrinhos.

Olympe de Gouges (7)

No livro, conhecemos a vida de Olympe desde o seu nascimento, passando pela sociedade em que ela vivia, seus costumes, até a vida adulta, com as relações que ela foi formando nesse tempo. Desde pequena ela tinha a personalidade forte, não se contentando só com o que via, sempre questionando sobre tudo que passava por sua cabeça. Assim, nada mais era esperado que alguém que lutasse pela igualdade e pela justiça. E, para isso, ela enfrentou a burguesia e o poder que o dinheiro lhe dava, batendo de frente com uma sociedade conservadora que não dava espaço ou voz para as mulheres. Não aceitando que todas as mulheres deveriam ser submissas e ter menos direitos que os homens, Olympe usava suas armas para lutar contra a injustiça.

Como escritora, ela escrevia diversas peças de teatro e cartazes ou panfletos, onde ela criticava a sociedade e seu modo fechado de ver a vida. Assim, ela mexeu com o ego de muitos escritores e abalou o poder daqueles que dominavam. Com seus esforços, as mulheres aos poucos conseguiram voz, e as manchas da sociedade em que vivia. E, em 1791, ela redige a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, onde reinvindica a igualidade entre os sexos e direito ao voto.

A história foi muito bem desenvolvida, o que mostra que muita pesquisa foi feita e muita dedicação foi depositada na obra, uma vez que falar sobre uma fígura histórica tão importante não é um trabalho fácil. Imagina transformar essa história em quadrinhos?!

No fim, o livro nos traz uma cronologia de Olympe e os principais acontecimentos da época, além de biografias curtas das personagens principais e secundárias, complementando uma história que já era incrível por si só. Para os amantes das ciências humanas, esse livro é um presente: repleto de discussões filosóficas, reflexões e argumentos muito bem montados, Olympe de Gouges é uma obra prima que todos deveriam conhecer.

Publicado em: 04/jul/2014.
Livro enviado como cortesia.
Título original: Olympe de Gouges
Páginas: 488
ISBN: 9788501401465
Skoob: Clique aqui para acessar
Tags: 
Tags do livro: 
Em: LivrosResenhas

Gostou? Assine nossa Newsletter!

(Seja o primeiro a fazer uma avaliação.) 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...

Sobre o autor

Larissa Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses marcadores HTML e seus atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2011-2015. Desenvolvido por String - Tecnologia e Web.