Sense8 – Especial de Natal

Book

A trama é composta de Will e Riley fugindo de Sr. Sussurro em alguma parte do mundo. Sua fuga e falta de conhecimento da localidade é importante para que Sussurro não venha descobrir a localidade dos outros sensate. Capheus mantém sua vida tranquila após os acontecimentos envolvendo o espírito do Van Damme. Noemi e Amanita estão fugindo da polícia. Sun permanece na prisão e em constante conflito com o irmão. Kala está em lua de mel com o noivo, mas mantém fortes conecções com Wolfgang que neste momento precisa decidir um lado entre as organizações criminosas na Alemanha. Lito por sua vez, vê sua vida desmoronar após o vazamento de fotos em que ele faz sexo do Hernando.

O natal passou, mas como o ano novo ainda não estourou no céu, sinto que tenho a oportunidade de conversar com vocês sobre o Sense8 – Especial de Natal, afinal, o mesmo aborda as duas datas e não posso deixar de compartilhar minhas impressões e ao mesmo tempo teorias que acabaram surgindo com esse presente de 2 horas.

O episódio especial é construído a partir dos acontecimentos da primeira temporada, o mesmo responde algumas questões que ficaram encobertas da vida específica dos personagens (e não da trama central da história), então podemos supor que o episódio vem para ser um exercício mental para nós fãs se lembrar do seriado – o que acabou sendo positivo e negativo ao mesmo tempo.

A trama é composta de Will e Riley fugindo de Sr. Sussurro em alguma parte do mundo. Sua fuga e falta de conhecimento da localidade é importante para que Sussurro não venha descobrir a localidade dos outros sensate. Capheus mantém sua vida tranquila após os acontecimentos envolvendo o espírito do Van Damme. Noemi e Amanita estão fugindo da polícia. Sun permanece na prisão e em constante conflito com o irmão. Kala está em lua de mel com o noivo, mas mantém fortes conexões com Wolfgang que neste momento precisa decidir um lado entre as organizações criminosas na Alemanha. Lito por sua vez, vê sua vida desmoronar após o vazamento de fotos em que ele faz sexo do Hernando.

O especial de natal vem com mensagens especiais como por exemplo: Ainda existe esperança. Você não é tão mal como falam. Não acreditem nos rótulos que a sociedade o impôs. Não aceite a imposição de ninguém. Vale a pena se arriscar por aqueles que nós amamos. São mensagens simples, mas fortes e que ao se chocarem com a vivência dos personagens naquele momento demostram o quanto estão ligados e precisam um dos outros.

Espero que não seja spoiler, mas um das construções e ligações que gostei neste episódio de natal e de Lito com Kala. Culturas diferentes, modos de vidas diferentes, opções sexuais diferentes, mas uma única frase confronta sentimentos opostos e demostra que muitas vezes não são tão opostos como acreditamos, mas sim, está lado a lado daquela pessoa. Nossos mundos coexistem em um mesmo universo e é necessário que escutem suas vozes.

Vamos aos elementos importantes que são necessários destacar ao longo do especial de natal:

1 – Mudança de ator: Desde o início do ano houve um reboliço no twitter a partir do anúncio da mudança do ator que interpreta o Capheus. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu, algumas pessoas ponderam a possibilidade de transfobia por parte do ator pelos comentários da atriz que interpreta a personagem Nomi.
Não quero falar sobre isso, mas sim, sobre como a transição atores na imagem dos personagens acabou sendo feita me lembrou muito Eu, A Patroa e as Crianças. A composição da cena, com o jogo de câmeras, a metáfora e as piadas usadas foram ótimas! Apesar de ser um ponto positivo a transição, após acompanhar 12 episódios com x ator se acostumar com y vai ser um processo longo, em especial quando se sente na trama que o personagem acabou sendo apagado. De todos os personagens o que sentimos ser menos abordados é Capheus.

2 – A Fórmula Sense8 – Se sabíamos que sense8 vai abordar sexo (fica um debate para depois se o uso é apelativo ou não – no contexto do especial vou defender dizendo que faz sentindo para o uso da arte), a criadora abusou de muito sexo. Podemos dizer que é uma fórmula que fez sucesso na primeira temporada e estará presente na segunda? Ao mesmo tempo, surge questões do que o sexo pode representar para as conexões dos personagens o que nos leva questionar se foram furos que aconteceu na construção do episódio ou são referências das conexões dos personagens – teoria/ vou deixar no ar.

Vou deixar algumas perguntas: Como vocês acham que as conexões entre sensate são estabelecidas? Apenas mental ou pode se configurar em algo mais palpável através de que seus laços se aproximam? Sentem medo das perguntas são serem respondidas e os produtores se perderem na composição? São perguntas que gritam em minha cabeça. Entretanto, apesar do meu questionamento podemos dizer que o episódio foi um bom momento para reviver e lembrar dos personagens e traze a tona o que é ser um sense8, pois não houve um avanço dos personagens, apenas sabemos como suas vidas continuam prosseguindo. Agora, animados para o dia 05 de maio?

Publicado em: 28/dez/2016.
Tags: ,
Tags do livro: ,
Em: ResenhasSéries/Filmes

Gostou? Assine nossa Newsletter!

(Seja o primeiro a fazer uma avaliação.) 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading...

Sobre o autor

Debora Queiroz
Debora Queiroz

Cristã-protestante, futura historiadora e saxofonista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses marcadores HTML e seus atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2011-2015. Desenvolvido por String - Tecnologia e Web.