Sobrevivendo na Bienal – 05 Dicas Importantes!

Confesso para vocês que a minha primeira vez em uma Bienal foi em 2013, no Rio de Janeiro, quando me reuni com algumas amigas da escola e tomei a decisão de visitar o “encontro real dos amantes dos livros”. Os dias que acabei selecionando foram um sábado e um domingo que tinham a participação especial do Nicholas Sparks e Mattew Quick. Foram dois dias, mas o suficiente para aprender com os meus erros e dar dicas de Como Sobreviver na Bienal em São Paulo.

1 – Chegue Cedo + Sapatos Confortáveis– Pais sempre vão achar que estamos exagerando quando pedimos para irmos cedo à eventos literários. Desta vez não caia na pilha deles, pois é importante. Calce os sapatos mais confortáveis. Deixe o salto e a sapatilha de lado e coloque aquele All Stars surrado de três anos atrás, acredite em mim, vai ser sua melhor escolha!

DICAS BIENAL 01

O complexo da Bienal pode não ser “imenso” mas, o fato de ficar em pé nas filas das editoras e andar em cada setor para observar o que cada um tem reservado, vai lhe cansar… Por isso, vestir um sapato confortável (tipo, tênis!!!) é importante.

Chegar cedo à Bienal em São Paulo é importante por causa das atrações. Conseguir pegar senha para o Harlan CobenCassandra ClareKiera Cass vai ser o foco de 99,99% dos participantes do evento, por isso, chegue cedo e tenha vontade de correr! *Que os Jogos Comecem!*

DICAS BIENAL 02

2 – Ingressos nas mãos e mapa na cabeça– Brasileiro é acostumado com mega filas e longas demoras, mas quando for à Bienal você vai se surpreender. As filas são IMEEENSAS! E a demora para comprar/pagar é algo que acaba estressando qualquer pessoa. Por isso, duas dicas:

– Compre o seu ingresso pela internet ou pelas lojas revendedoras. A Nica deixou o link aqui.

– Se você comprar o seu ingresso como meia-entrada e for do Rio de Janeiro ou demais estados é necessário levar um papel declarando que é estudante, pois as normas no estado são um pouco diferentes do que estamos acostumados (pelo menos os cariocas!)

Quando penso no meu maior erro da Bienal é o fato de não ter verificado online ou, ainda, ter imprimido um mapa do complexo. Isso me ajudaria a saber das entradas e saídas do local. Sem falar que me ajudaria a perder menos tempo ao ir de um evento para outro. Por isso, coloque no celular, imprima ou memorize os locais que deseja conhecer. Crie mapas e atalhos! Vai te adiantar muito! =)

DICAS BIENAL 03 - LIVROS

3 – Listinhas de desejos = bons preços– Um mito sobre a bienal “TUDO VAI ESTAR COM PREÇOS ÓTIMOS!” MENTIRA! Se você deseja alguns livros faça uma listinha (imensa que sei hein!) e anote os preços que você viu no site um dia antes, quando chegar ao local analise pouco à pouco. Não compre no primeiro stand, pois podem existir outros vendendo o mesmo livro, com preço mais em conta.

O que me chama atenção na Bienal são os descontos progressivos. Stands como Galera Record e Intrínseca colocam “acima de tantos livros por tal valor, com desconto”. Sem falar que lançamentos antigos ficam na faixa dos R$ 10,00.
4 – Alimentação… STOP! Leve de casa. – Se alimentar em qualquer evento cultural saí caro, então por que seria diferente agora? Água e refrigerantes ficam em um valor de R$ 5,00 para cima. Por isso, é melhor congelar a água em uma garrafinha estilo “mamãe vamos sair” que você irá economizar bem mais.

Confesso que não cheguei a observar o valor dos alimentos, pois, acabei levando sanduíches, biscoitos e organizei um pequeno piquenique em uma área de ar livre. Acho que é a melhor opção, sem falar que acaba descansando da correria literária.

BIENAL 04

5 – Saiba a programação – ~CHORANDO~ É doloroso pensar nesse tópico! No sábado em que selecionei para participar da Bienal foi o dia que Nicholas Sparks eMattew Quick compareceram. Apesar da correria e a imensidão de números distribuídos, não consegui pegar o número do autor que cria homens perfeitos para as leitoras sofrerem. Por conta disso, acabei pulando para o Café Literário com o Mattew Quick. Ou seja, número na mão e tudo o que eu precisava era estar presente, certo? Mas… eu consegui faltar! Quando anunciaram que iriam distribuir o número do Nicholas, deixei o Mattew que era algo garantido para algo duvidoso. No fim, fiquei sem os dois! Sem falar que acabei faltando algumas programações no stand da Novo Conceito.

Por isso a dica mais valiosa: Saiba a Programação da Bienal. Os horários de distribuição de senha em cada stand, onde os autores vão estar presentes… Se você não conseguir pegar a senha do seu autor favorito, vai para outro que você também deseja, pois talvez a sorte esteja ao seu favor!

A única coisa boa da história ~ Bati no vidro da Intrínseca quando Mattew autografava com cara de choro e ele deu o sorriso mais contagiante do mundo com um aceno!!!!

Quem aqui vai na Bienal em São Paulo? Estão animados? Confesso que fiquei tão ansiosa para a Bienal que não consegui dormir, foi algo tão “animador“! E, novamente, estou animada para a Bienal desse ano. (Decidido em cima da hora… Não façam isso!) Se você tem uma história ou dicas diferentes das minhas, deixe nos comentários, vai ser bem legal e importante dividir com outros leitores que estão indo na primeira viagem!

Sobre o autor

Mônica Quintelas
Mônica Quintelas

Nica tem 32 anos, é mãe do Davi <3, empresária, esposa e blogueira por paixão. Nasceu na Cidade Maravilhosa, no bairro das Laranjeiras. É viciada em café e livros. Tem quase um zoológico em casa: a dash Amora e o pastor alemão Hunter, as calopsitas Bob e Belinha, e um aquário marinho - o hobby do maridão. Adora ouvir música, dançar, cozinhar, sair com os amigos, e assistir vídeos no Youtube! Acredita em Deus e seu maior sonho hoje é levar o Davi à terra natal de seus avós, Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses marcadores HTML e seus atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2011-2015. Desenvolvido por String - Tecnologia e Web.