Storytelling – Histórias que deixam marcas

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Um dos temas mais quentes em marketing na atualidade, por um dos maiores publicitários do país. Como o excesso de informação e estímulos do mundo de hoje, os consumidores estão cada vez mais desatentos. Para captar a sua atenção e gerar engajamento e vendas, os profissionais de marketing e comunicação têm reforçado cada vez mais o storytelling, ou seja, a criação de histórias em torno de marcas ou produtos. A Apple, a Disney, a Coca-Cola, a Ford, as Havaianas e a Nike são excelentes contadoras de histórias e é essa a semelhança fundamental que as une como marcas influentes em vários mercados. Deste assunto é que Storytelling – Histórias que deixam marcas trata. Storytelling é um conceito amplo que representa tanto a arte quanto a técnica de narrar uma história. É uma formulação híbrida que o publicitário Adilson Xavier examina por completo ao analisar cada etapa de uma estrutura narrativa. Criadores e produtores de conteúdo de entretenimento e cultura, profissionais de marketing, de publicidade, de vendas, de jornalismo, de ensino, de política, de qualquer atividade que lide com apresentações de ideias ou projetos, de repente percebem no storytelling uma questão de fundamental importância. Neste seu novo livro, Adilson Xavier faz um rico panorama sobre o assunto, apresentando a sua origem, nos relatos feitos pelos judeus e que deram origem ao Velho Testamento até exemplos e cases de grandes marcas que têm a habilidade de mexer com a percepção de consumidores, através de histórias detalhadamente construídas. O storytelling é uma estratégia que engloba todo o plano de comunicação de uma marca e fundamental para a sua construção. O livro traz ainda várias páginas com QR codes que levam a um site onde é possível ver comercias de várias marcas citadas nas suas páginas.

As mãos começam tremer, pernas ficam bambas, um suor frio e uma gagueira sem precedentes. Essa descrição poderia ser de uma cena mega complexa, mas geralmente é como as pessoas ficam quando se deparam com a pergunta: quem é você? O livro “Storytelling” não traz um guia prático para te ajudar nesse problema, mas é um mergulho sobre o que afinal é contar uma boa história. E com essa perspectiva eu te pergunto: qual a sua história? 

De forma poética o autor define storytelling como “tecnarte de empilhar tijolos narrativos, construindo monumentos imaginários repletos de significado“.  O termo Storytelling não me era estranho quando eu resolvi ler esse livro por ser um termo muito utilizado nas aulas de marketing, mas nunca houve um aprofundamento da minha parte. No entanto é algo que vem ganhando destaque nos últimos tempos por ser uma ferramenta importante para empresas, porque segundo o livro as empresas estão entendendo que, mais do que vender, é necessário criar significado.

“Significado é a pérola minúscula dentro de uma concha gigante”

O livro deixa bem claro que a construção da história envolve ficção, mas tem que ser uma ficção ancorada na verdade, se isso não for levado em conta, toda credibilidade é levada embora. Um exemplo é uma reportagem do portal Exame.com, onde duas empresas (Diletto e Suco Do Bem) estão sendo investigadas por usar uma narrativa ficcional. Segue um trecho da reportagem.

A Diletto diz, por exemplo, que os picolés da marca nasceram com Vittorio Scabin, avô do fundador da marca. Dizem que ele fabricava sorvetes na Itália e veio para o Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundial. A Do Bem também está sendo investigada por suas histórias. A empresa diz que as laranjas são fresquinhas e vêm, por exemplo, da fazenda do senhor Francesco, do interior de São Paulo. Muitos consumidores se identificam com o lado “orgânico” e “familiar” da marca. “Eco-friendly”. Exame mostra, contudo, que gigantes como Brasil Citrus fornecem as laranjas para a Do Bem – e também para várias outras empresas do ramo. Os consumidores, nesse caso, reclamam que a propaganda é enganosa, porque parece que pequenos agricultores estão sendo diretamente beneficiados pela Do Bem. (Fonte e reportagem completa).

Isso parece um assunto chato para quem não é do meio, mas se pensar bem todos nós somos storytellers (palavras do livro e eu concordo), então é um aprendizado que se torna importante, mesmo para pessoas que não usam escrita como meio de ganhar vida. E falando nisso, esse é outro diferencial do livro, ele não fala apenas sobre cases (e todos os cases mencionados são ótimos), ele ensina como montar uma história, sobre os arquétipos e várias informações técnicas que são muito úteis para quem quer compor uma marca ou um personagem… e o melhor: isso tudo em uma linguagem simples.

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A imagem acima é de uma parte do livro onde o autor relaciona os fatos reais com narrativas ficcionais que, de tão entrelaçadas, envolvem o espectador como se de fato aquilo tivesse acontecido ou fosse a realidade. Um exemplo é a novela Avenida Brasil, que mesmo retratando de forma surreal o ambiente do lixão, era um fato deixado de lado, tamanha a qualidade da narrativa.

Única coisa “ruim” do livro é seu inicio que soa um pouco chato, mas depois compreendi que é um chato necessário para uma melhor compreensão do conteúdo. Por isso, caso você sinta o mesmo, não desista do livro.

A Editora se preocupou em tornar experiência melhor e criou um hotsite especial para exibir conteúdos extras sobre o livro. O acesso pode ser realizado no endereço http://www.record.com.br/storytelling/ e lá tem vídeos, o primeiro capítulo e outras informações.

Por fim, gostaria de deixar minha recomendação, sem dúvida foi uma boa escolha, principalmente porque gosto de escrever histórias, os conhecimentos e dicas do livro vão me ajudar muito. Eu mesmo marquei um monte de quotes – que você poderá ver abaixo.

“a vida não vale nada, se você não tem uma história para contar.”

Publicado em: 04/jul/2015.
Livro enviado como cortesia.
Título original: Storytelling
Páginas: 304
ISBN: 9788576848608
Tags: 
Tags do livro: , ,
Primeiro capitulo/Trecho: Clique aqui para ler
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Em: LivrosResenhas

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Sobre o autor

Bruno Luiz Mattos Oliveira
Bruno Luiz Mattos Oliveira

Nasceu em 1990 e mora em Cariacica (ES). É empreendedor, técnico em informática, formado em Sistemas de Informações e autor do livro No Encontro de Uma Constante. Não dispensa um bom rock.

4 comentários

Deixe um comentário =)
  • Quero ler esse livro também! Só pelas quotes e sua resenha. Como empresária, concordo em gênero, número e grau que as empresas devem antes criar significado do que apenas vender. Hoje em dia, cativar o cliente, seja um aluno ou um leitor, se tornou prioridade. Ele é o maior vendedor de qualquer negócio.
    Beijos
    Nica

  • Como publicitária e jornalista, essa foi uma leitura meio que obrigatória para mim, mas se mostrou muito interessante. Para os leigos ela apresenta o que é storytelling de forma bem simples e dá vários exemplos cotidianos com os QR Codes no final de cada capítulo. O público acaba se envolvendo na leitura, pois ele aborda marcas que lidamos todos os dias. Para quem é da área, é uma forma de se aprofundar no conhecimento e conhecer um pouco da história de algumas marcas. Eu adorei essa leitura e já até emprestei o livro para um amigo que cursa produção audiovisual. Ele também está gostando.

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