Surpreendente! – Maurício Gomyde

Book

"Surpreendente! - Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o grande prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma vídeo locadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos".

Quando eu comprei esse livro, na bienal, ele tinha acabado de ser lançado e o alvoroço em torno dele estava bem alto. O Maurício é um autor que vejo muitas resenhas positivas, por isso resolvi arriscar ler essa nova obra dele para conhecer seu trabalho.
A narrativa acompanha a trajetória de Pedro para esquecer Nina, criar o filme vencedor do “cacau de ouro” e vencer seus problemas de saúde. Uma pessoa normal, como nós todos: sonhos e problemas. E nem sempre com as respostas nas mãos.

Para ser sincero, não sabia bem o que esperar do livro, até então, achava que era um romance, puramente romance. Engano meu, claro que tem uma dose de romance, mas o destaque maior do livro é desenvolver a questão da amizade entre os personagens. E isso fez toda diferença e a forma como o livro foi conduzido mostra o cuidado do Mauricio em criar algo palpável e divertido. Sim, divertido. Em vários momentos durante a leitura me peguei rindo das cenas e também vibrando para que determinados fatos ocorressem, sinal de como o autor soube envolver bem o leitor.

A vida é como um jogo da velha. Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado sempre dá velha.

É uma leitura gostosa, traz grandes e pequenas reflexões e te faz questionar o que você faria se estivesse na pele de determinado personagem. Claro que nem tudo me agradou, só que isso não ofusca a maestria e a magia envolvida no livro. E todo o sucesso que o livro andou e anda fazendo é justificado, é perceptível o carinho do autor com os detalhes, em não só apenas retratar uma história bonita, mas também significativa.

E falando em amizade, a forma como ela é retratada no livro, anda muito em falta ultimamente. Infelizmente, vivemos uma época sem muito amor ao próximo, onde relações são feitas e desfeitas por conveniência. Acredito que o livro seja muito bom nesse sentido também: dar uma sacudida na gente e fazer a gente se policiar mais para sermos amigos melhores, principalmente para quem merece.

Se tiver oportunidade, leia esse livro. Com certeza irá se surpreender.

Publicado em: 09/abr/2016.
Páginas: 272
ISBN: 9788580578089
Skoob: Clique aqui para acessar
Tags: , , ,
Categorizado como: 
Em: LivrosResenhas
Clique na imagem para ampliar

Gostou? Assine nossa Newsletter!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Sobre o autor

Bruno Luiz Mattos Oliveira
Bruno Luiz Mattos Oliveira

Nasceu em 1990 e mora em Cariacica (ES). É empreendedor, técnico em informática, formado em Sistemas de Informações e autor do livro No Encontro de Uma Constante. Não dispensa um bom rock.

Apenas um comentário =(

Deixe um comentário =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses marcadores HTML e seus atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2011-2015. Desenvolvido por String - Tecnologia e Web.