Surpreendente! – Maurício Gomyde

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+

Quando eu comprei esse livro, na bienal, ele tinha acabado de ser lançado e o alvoroço em torno dele estava bem alto. O Maurício é um autor que vejo muitas resenhas positivas, por isso resolvi arriscar ler essa nova obra dele para conhecer seu trabalho.
A narrativa acompanha a trajetória de Pedro para esquecer Nina, criar o filme vencedor do “cacau de ouro” e vencer seus problemas de saúde. Uma pessoa normal, como nós todos: sonhos e problemas. E nem sempre com as respostas nas mãos.

Para ser sincero, não sabia bem o que esperar do livro, até então, achava que era um romance, puramente romance. Engano meu, claro que tem uma dose de romance, mas o destaque maior do livro é desenvolver a questão da amizade entre os personagens. E isso fez toda diferença e a forma como o livro foi conduzido mostra o cuidado do Mauricio em criar algo palpável e divertido. Sim, divertido. Em vários momentos durante a leitura me peguei rindo das cenas e também vibrando para que determinados fatos ocorressem, sinal de como o autor soube envolver bem o leitor.

A vida é como um jogo da velha. Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado sempre dá velha.

É uma leitura gostosa, traz grandes e pequenas reflexões e te faz questionar o que você faria se estivesse na pele de determinado personagem. Claro que nem tudo me agradou, só que isso não ofusca a maestria e a magia envolvida no livro. E todo o sucesso que o livro andou e anda fazendo é justificado, é perceptível o carinho do autor com os detalhes, em não só apenas retratar uma história bonita, mas também significativa.

E falando em amizade, a forma como ela é retratada no livro, anda muito em falta ultimamente. Infelizmente, vivemos uma época sem muito amor ao próximo, onde relações são feitas e desfeitas por conveniência. Acredito que o livro seja muito bom nesse sentido também: dar uma sacudida na gente e fazer a gente se policiar mais para sermos amigos melhores, principalmente para quem merece.

Se tiver oportunidade, leia esse livro. Com certeza irá se surpreender.

One answer

Leave a Reply

Your email address will not be published.
Required fields are marked *