Testando: Pudim de pão sabor laranja.

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+

Fui convidada pela Mônica para falar de comida! Comida é sempre bom. Em uma conversa informal uma amiga comentou a respeito do pudim de pão. Como boa amante de pudim fui pesquisar a respeito e resolvi testar. No final dessa postagem farei meu comentário:

Para essa receita você irá precisar de…

4 pães de sal dormidos (pão francês)

3 ovos

1 lata de leite condensado ou 8 colheres de açúcar. Eu optei por utilizar o leite condensado.

2 copos de leite líquido integral (use a lata de leite condensado como medida).

1 laranja (você irá usar o suco e as raspas da laranja)

Meio copo de leite para amolecer os pães.

Para a calda:

1 xícara de açúcar

1 limão

Modo de fazer:

Antes de começar pré-aqueça o forno a 180 graus.  (Se você não tiver a forma própria para pudim).

1.Corte os pães em pedaços e  deixe descansando em um pouco de leite, só para molhar os pães, 2 a 3 minutos.

CAM00812

2. Leve ao liquidificador os ovos, leite, leite condensado, dê uma batida. Em seguida acrescente os pães. Por último o suco e as raspas da laranja. Bata novamente até a mistura ficar homogênea. Se desejar que fique com o sabor predominante da laranja eu recomendo raspar por completo a laranja.

3. Na forma coloque 1 xícara de açúcar, quando começar a dourar acrescente o suco de um limão. Eu faço isso pra calda não ter risco de queimar. Quanto mais fina ficar melhor. Feito a calda, coloque a mistura.

CAM00823

4. Na receita falava para levar ao forno (isso se você não tiver a panela própria de fazer pudim) o que não é o meu caso. Mas se for o seu, coloque água em uma forma de bolo redonda, coloque a do pudim dentro e cubra com papel alumínio. Tendo a panela de pudim, você acrescentará água, colocará a forma de pudim e irá cobrir com tampa. O pudim assará no fogão. O tempo de preparo é de 1 hora e 30 minutos. No forno talvez demore mais e tem que ficar atento (a) se a água que você colocou começar a secar. Depois que passar o tempo de preparo espete com uma faca de mesa o pudim, se sair limpa é que está pronto. Se não, retorne ao forno.

Vamos às dicas:

Para não obter o gosto dos ovos recomendo passá-los em uma peneira;

Depois de uma hora e meia, veja se assou usando um palito ou faca de mesa, se sair limpo está pronto. Se não, veja se precisa de mais água e leve ao forno novamente;

Bata os itens aos poucos para não transbordar no liquidificador;

Espere esfriar para retirá-lo da forma, senão ele vai espatifar.

Eis a foto do meu pudim…

CAM00831

Comentários:

Como podem ver pela imagem o pudim se espatifou. #chateada Esperei esfriar, esse não foi o problema, acredito que tenha sido o excesso de líquido. Como assim? Quando repassei os pães para o liquidificador não removi o leite, não dei uma apertada neles.

Além disso, a minha lata de leite condensado era de caixinha assim usei uma xícara, então uma dica não preencher por completo as duas xícaras de leite integral ou não usar a caixinha de papel. Na próxima colocarei uma colher pequena de chá de amido de milho, ajuda a endurecer. Outro fator pode ter sido o leite condensado no lugar do açúcar (preciso testar usando o açúcar e não leite condensado).

A respeito do sabor: É pudim não é mesmo, não tem como não ficar gostoso. Se você não bater direito terá pedaços dos pães, isso não me incomoda; mas, se lhe incomodar, bata até ficar homogêneo. Porém, percebi que ainda prefiro o bom e velho pudim sem pão. Teste você também e me diga o que achou, se deu certo ou não.

Beijos de luz.

Leave a Reply

Your email address will not be published.
Required fields are marked *