Testando: Pudim de pão sabor laranja.

Fui convidada pela Mônica para falar de comida! Comida é sempre bom. Em uma conversa informal uma amiga comentou a respeito do pudim de pão. Como boa amante de pudim fui pesquisar a respeito e resolvi testar. No final dessa postagem farei meu comentário:

Para essa receita você irá precisar de…

4 pães de sal dormidos (pão francês)

3 ovos

1 lata de leite condensado ou 8 colheres de açúcar. Eu optei por utilizar o leite condensado.

2 copos de leite líquido integral (use a lata de leite condensado como medida).

1 laranja (você irá usar o suco e as raspas da laranja)

Meio copo de leite para amolecer os pães.

Para a calda:

1 xícara de açúcar

1 limão

Modo de fazer:

Antes de começar pré-aqueça o forno a 180 graus.  (Se você não tiver a forma própria para pudim).

1.Corte os pães em pedaços e  deixe descansando em um pouco de leite, só para molhar os pães, 2 a 3 minutos.

CAM00812

2. Leve ao liquidificador os ovos, leite, leite condensado, dê uma batida. Em seguida acrescente os pães. Por último o suco e as raspas da laranja. Bata novamente até a mistura ficar homogênea. Se desejar que fique com o sabor predominante da laranja eu recomendo raspar por completo a laranja.

3. Na forma coloque 1 xícara de açúcar, quando começar a dourar acrescente o suco de um limão. Eu faço isso pra calda não ter risco de queimar. Quanto mais fina ficar melhor. Feito a calda, coloque a mistura.

CAM00823

4. Na receita falava para levar ao forno (isso se você não tiver a panela própria de fazer pudim) o que não é o meu caso. Mas se for o seu, coloque água em uma forma de bolo redonda, coloque a do pudim dentro e cubra com papel alumínio. Tendo a panela de pudim, você acrescentará água, colocará a forma de pudim e irá cobrir com tampa. O pudim assará no fogão. O tempo de preparo é de 1 hora e 30 minutos. No forno talvez demore mais e tem que ficar atento (a) se a água que você colocou começar a secar. Depois que passar o tempo de preparo espete com uma faca de mesa o pudim, se sair limpa é que está pronto. Se não, retorne ao forno.

Vamos às dicas:

Para não obter o gosto dos ovos recomendo passá-los em uma peneira;

Depois de uma hora e meia, veja se assou usando um palito ou faca de mesa, se sair limpo está pronto. Se não, veja se precisa de mais água e leve ao forno novamente;

Bata os itens aos poucos para não transbordar no liquidificador;

Espere esfriar para retirá-lo da forma, senão ele vai espatifar.

Eis a foto do meu pudim…

CAM00831

Comentários:

Como podem ver pela imagem o pudim se espatifou. #chateada Esperei esfriar, esse não foi o problema, acredito que tenha sido o excesso de líquido. Como assim? Quando repassei os pães para o liquidificador não removi o leite, não dei uma apertada neles.

Além disso, a minha lata de leite condensado era de caixinha assim usei uma xícara, então uma dica não preencher por completo as duas xícaras de leite integral ou não usar a caixinha de papel. Na próxima colocarei uma colher pequena de chá de amido de milho, ajuda a endurecer. Outro fator pode ter sido o leite condensado no lugar do açúcar (preciso testar usando o açúcar e não leite condensado).

A respeito do sabor: É pudim não é mesmo, não tem como não ficar gostoso. Se você não bater direito terá pedaços dos pães, isso não me incomoda; mas, se lhe incomodar, bata até ficar homogêneo. Porém, percebi que ainda prefiro o bom e velho pudim sem pão. Teste você também e me diga o que achou, se deu certo ou não.

Beijos de luz.

Sobre o autor

Caroline Freitas
Caroline Freitas

Acriana, 22 anos, me chamem de Cá ou Carol, formada no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal do Acre. Viciada em redes sociais, se desejar encontrá-la procurem no twitter. No momento estou focada ao estudos para concursos, sem deixar as leituras de lado, meus gêneros favoritos são romances históricos/época, new adult. Só não se dá tão bem com autoajuda. Ama pudim (lhe dê pudim, não chocolate). Potterhead, Lufa-Lufa, Distrito 2 e filha de Hades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar esses marcadores HTML e seus atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2011-2015. Desenvolvido por String - Tecnologia e Web.