• Twitter
  • Facebook
  • Google+

Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, escrita pela autora inglesa Sarah Pinborough e publicada aqui no Brasil pela Editora Gente. Se você é fã dos livros dos Irmãos Grimm ou da série Once Upon a Time, como eu, se prepare! A autora conseguiu criar uma história de um ponto de vista totalmente diferente, onde nem sempre os vilões são totalmente ruins e as mocinhas, puras e ingênuas.

Em Veneno, Sarah nos contará a famosa história da Branca de Neve e os sete anões. Mas, esqueça tudo o que você conhece sobre essa menina de pele branca como a neve, sobre os sete anões fofinhos e sobre a Rainha Má. Sarah Pinborough cria um ambiente totalmente diferente do abordado pelos Irmãos Grimm e que inspirou os famosos clássicos da Disney.

Com uma pegada mais sensual, aproveitando a onda de livros hots do momento, bem como desmistificando as imagens já maculadas dessas personagens, Veneno é um romance pra lá de irreverente, ousado e que vai conquistar o público adulto, tanto o feminino quanto o masculino.

Contudo, não pensem que se trata de mais um romance erótico. Nada disso. Veneno tem sim sua medida de sensualidade, mas ganha muito mais por conta do humor negro, latente e emocionante. Não espere encontrar a velha premissa de o bem contra o mal. Sarah vai muito além, nos presenteando com uma trama muito mais palpável, ela mostra os humanos por trás dessas personagens, abordando temas como desejo, ciúme, inveja, manipulação, poder, depressão e solidão.

Branca de Neve não é uma garotinha frágil, casta, ingênua e boa moça. Sarah a transforma em uma mulher moderna, independente, selvagem, que sabe o que quer e que não abaixa a cabeça.  Já a Rainha Má… nossa, ela vem se tornando sempre a minha personagem favorita nessas readaptações. E se, por trás daquela “maldade toda” existir, na verdade, uma menina solitária, carente de atenção, uma menina que sofreu na infância e que acabou fechando seu coração por medo de sofrer?

Sem contar que o Príncipe Encantado é bem diferente daquele homem lindo, charmoso, amoroso, totalmente apaixonado. Nosso novo Charming Prince esconde um caráter bem controverso e misterioso, ainda que seja um colírio para os olhos das mulheres. E os Anões, eles são um espetáculo a parte. Roubam a cena diversas vezes e possuem nomes bem diferentes dos que já estamos acostumados. Mas, melhor parar por aqui, ou vou acabar soltando spoilers. Prefiro que vocês descubram por si mesmos quem é o Príncipe, quem é a Rainha Má e quem é Branca de Neve!

A narrativa de Sarah não é de nos prender imediatamente ou nos fazer querer devorar as páginas loucamente, mas isso não influencia muito, não torna a trama enfadonha ou cansativa. Na verdade, a autora nos ganha através de suas personagens fascinantes, nos mostrando que, nem sempre, somos quem demonstramos ser, que podemos nos mascarar e esconder atrás de personagens… que somos muito mais do que os olhos podem ver.

Veneno é uma visão totalmente diferente, cativante, intrigante e divertida de um velho conto de fadas. Por isso, mentes abertas e preparadas para se divertir com essas novas-velhas personagens!

Leave a Reply

Your email address will not be published.
Required fields are marked *